.

O convite surgiu numa conversa de café, entre amigas: dar uma formação a um grupo de jovens rebeldes acerca da higiene. Pareceu-me bem. Sem problema. Até que surgiu o telefonema da confirmação e a súbita mudança de tema.... Tendo em conta a idade, o extracto social e a maturidade, depressa a higiena passou a sexualidade! E o pânico instalou-se na minha cabeça!!
Confesso que desesperei e matei a cabeça... E pensei que no dia marcado iria arranjar uma dor-de-cabeça/barriga/doença súbita para desmarcar o que havia sido marcado... com muita antecedência!
Sendo assim, houve o tempo devido para a mentalização... E durante um mês pus na cabeça que iria dar uma formação a uma turma de 15 alunos, com média de idade de 15 anos, com currículo alternativo, acerca de sexualidade.
Hoje, chegado o grande dia, a ideia já não me assustava muito! E, de peito aberto, entrei numa sala de adolescentes, sedentos de dúvidas, para falar de sexualidade e de todos os seus componentes!...
E até que nem correu mal!!! Choveram perguntas. Choveram dúvidas. Choveram risinhos tontos. Choveram comentários inapropriados. Firme. Sem rir. Sem desesperar. Rindo quando necessário. Respondendo a todas as questões. Clarificando todas as dúvidas. Fazendo ver o quão ridículas eram certas perguntas...Falando de forma natural, como o assunto assim o exige. Porque já seria de esperar... e o mês de mentalização... foi essencial para tal! E também para sair de lá de sorriso na cara e com uma enorme vontade de mais sessões com aqueles miúdos. E, principalmente, para não ser engolida por um bando de miúdos sedentos de sexo! =)

Comentários

Ss disse…
you're the best!
Bruno Sousa disse…
Qual a pergunta mais parva?
Unknown disse…
Tiras-me umas dúvidas a mim tmb?:P

Go Girl!!!

Inês - base